Curiosidades:
Na culinária japonesa, moti é um bolinho feito de arroz glutinoso moído em pasta e depois moldado. No Japão, embora seja consumido o ano todo, é comido tradicionalmente no Shogatsu (Ano Novo) e em ocasiões especiais como nos nascimentos e casamentos.
O arroz utilizado na feitura do moti é diferente do arroz comumente usado na culinária japonesa.
・Osonae moti – bolos maiores e sem recheio, de dois tamanhos diferentes (colocando-se o menor sobre o maior), feitos especialmente para oferecer nos altares budistas em comemoração ao Ano Novo.
・An-moti – moti recheado com anko (doce de feijão azuki).
O osonae moti pode ser consumido de várias maneiras:
• Puro; só polvilhado com açúcar, ou com açúcar e um pouco de molho shoyu;
• Grelhado (em chapa ou frigideira sem óleo) – assim que estufar, é colocado num prato (ou tigela) com um pouco de molho shoyu e açúcar. Se não tiver habilidade no uso do ohashi (palitos próprios para pegar e comer os alimentos), use garfo e faca para picar o moti – prefira pedaços bem pequenos para poder engoli-los, visto que a mastigação é difícil.
• Ozoni – um prato típico de inverno, presente principalmente no Ano Novo, mas que pode ser degustado em qualquer época do ano para os apreciadores. São pedaços de moti colocados em missoshiru. O ponto é quando os pedaços menores se desintegram na sopa e os pedaços maiores ficam flutuando.

motitsuki 2016

 

 

Deixe um comentário

 

Seu endereço de email não será publicado.